As guerreiras estão novamente nos Jogos Olímpicos

As guerreiras estão novamente nos Jogos Olímpicos

A equipe de Carlos Viver derrota amplamente a Argentina e consegue o acesso aos Jogos Olímpicos pela terceira vez na sua história em cinco apuramentos. A terceira vitória consecutiva da Espanha sobre a Argentina (31:16, 19:10) no Pavilhão Pla de l ‘Arc de Llíria , no terceiro e último dia da fase de qualificação feminina para os Jogos Olímpicos de Tóquio. 

O jogo inicia com a posse de bola das Guerreiras, que rapidamente conseguemconcretizar com Ainhoa Hernández na sua habitual posição de pivô. Por outro lado, os argentinos começaram mais agarrados na frente da baliza e só alcançaram o primeiro golo aos cinco minutos com um golo a sete metros de Elke Karsten.

Sílvia Navarro, com um desempenho espetacular, defendia a baliza de Carlos Viver, aliada com a forte defesa espanhola, e intercetou cada uma das investidas pan-americanas para golo. Marisol Carratú do outro lado, também não facilitou as coisas para as guerrilheiras e arregaçou as mangas e trabalhou arduamente.

Desta forma, aos 11 minutos do encontro chega-se ao empate a 5 golos, obrigando a seleção nacional a alterar o seu jogo e reforçar a sua defesa. Em seguida, o técnico argentino Dady Gallardo respondeu com um pedido de tempo extra, motivado pelo novo parcial conquistado pelos rivais (+3). A defesa albiceleste subiu para se misturar com Nerea Pena, o cérebro da equipe da posição central, com o objetivo de pressionar a ofensiva dos espanhóis. 

Esta nova estratégia de defesa implementada causou problemas a Carlos Viver, obrigando-o a parar o cronómetro a dez minutos do final com um 9 a 10 à luz do Pla de l’Arc de Llíria. Mas, novamente, o bom trabalho das Guerreiras, tanto no ataque como na defesa, permitiu-lhes não só recuperar a diferença, mas aumentá-la. Assim, foram para os balneários com uma parcial a favor de nove golos.

O regresso ao campo trouxe-nos uma Argentina mais presente na frente de ataque, conseguindo manter os 9 pontos de diferença durante os primeiros 10 minutos da segunda parte.

Gallardo apostaria em manter em campo a sua equipe titular, ao contrário de Carlos Viver que optaria por rodar seus jogadores, e com o passar dos minutos os efeitos dessas trocas tornaram- se mais eficazes. A Espanha voltou a aumentar a sua vantagem no marcador, aproveitando a perda de eficácia dos argentinos devido, seguramente, ao cansaço acumulado por disputar dois jogos em menos de 30 horas.

Nerea Pena continuou a somar na sua área , enquanto Darly Zoqbi cresceu no enquadramento, limitando a contribuição ofensiva da equipa albiceleste a 6 pontos na segunda parte. O avanço imparável das Guerreiras solidificava-se com uma vitória por 15 pontos, o que supera a diferença de 13 golos cconseguidos ontem pela Suécia.

Posto isto. Ficam assim com acesso direto á fase de qualificação olímpica na primeira posição do Grupo I, evitando assim a Holanda no sorteio para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o seu grande opositor na grande final do último Campeonato do Mundo no Japão.

 

Fonte: RFEBM