As melhores botas de futebol: fatores a considerar

Pies de jugadores de fútbol sala calzando zapatillas de fútbol sala de Joma

As melhores botas de futebol: fatores a considerar

Na Joma damos-lhe alguns conselhos sobre como devem ser as botas de futebol mais adequadas para si.

O regresso aos treinos de futebol aproxima-se, jogos com a equipa, festas com os amigos… Um desafio e tanto que implica voltar à boa forma física e possuir equipamento adequado. No que respeita a este último, as chuteiras desempenham um papel fundamental porque, em parte, depende destas obter o máximo rendimento e evitar lesões.

Escolher umas boas chuteiras que se adaptem às nossas necessidades é mais simples do que parece. Basta ter presente uma série de caraterísticas que definirão se uma bota é ou não adequada. Qualquer uma delas pode representar a diferença entre uma lesão grave e uma experiência inesquecível.

Para terminar com esta indecisão, na Joma damos-lhe conselhos para escolher as melhores chuteiras. Se os seguir à risca, poderá evitar erros na escolha.

1. Tipo de superfície

No futebol, as chuteiras distinguem-se pela sola, que depende do tipo de superfície em que se vai jogar. Escolha umas para o tipo de terreno indicado.

  • Chuteiras AG . As chuteiras para relva artificial contam com mais pitões para distribuir melhor o peso e a sua forma é cónica.
  • Chuteiras para turf ou de múltiplos pitões. Estas chuteiras são adequadas para relva de 1ª geração e tapete. A sua principal caraterística é incorporar múltiplos pitões pequenos de borracha para diminuir a pressão da pisada.
  • Chuteiras para relva natural. Por um lado, estão as chuteiras com sola SF (soft ground), que alcançam maior tração e aderência. Por outro lado, encontram-se as chuteiras de sola FG (firm ground), com mais pitões que as SG.
  • Ténis de futebol de salão ou indoor. Sola lisa para jogar em campos interiores. Escolha-os com sola de borracha, como os da Joma, para maior duração.
Jugadores de fútbol sala jugando con botas de fútbol sala de Joma.
Comprar sapatos de futsal Joma

2. Tenha em conta o ajuste e o conforto

A tecnologia no futebol tem avançado a passos de gigante. Desde as chuteiras mais sofisticadas da Joma até às mais clássicas, todas contam com um mínimo de tecnologia.

Para otimizar o ajuste, escolha umas com o tipo de atacador Perfect Fit, como o modelo Máxima 21. No caso das crianças, é melhor com fecho aderente. Continuando com o ajuste, as chuteiras de meias adaptam-se ao pé como uma segunda pele e apoiam-no. A Joma dispõe do modelo Propulsion Cup 21 e Supercopa 22 com esta tecnologia.

Futbolistas jugando al fútbol con botas de fútbol Joma.
Comprar botas de futebol Joma

Finalmente, certifique-se que as chuteiras estejam reforçadas e que apresentem contrafortes. Não só protegerão o pé, como também lhe darão estabilidade, firmeza e propulsão ao bater na bola.

3. Decida o material das suas chuteiras

As chuteiras de pele asseguram flexibilidade e respirabilidade. Além disso, absorvem facilmente a água e evitam que os pés humedeçam. Por exemplo, na Joma poderá encontrar os modelos Top Flex 22 e Mundial 22, elaborados com este material.

Chico llevando botas de fútbol sala de Joma.
Comprar sapatos de futsal Top Flex

No entanto, o material sintético mantém melhor aspeto e é mais duradouro. Para que as chuteiras deste tipo sejam mais respiráveis, a Joma conta com a tecnologia VTS, que permite a entrada e saída do ar. Exemplos de chuteiras da Joma confecionadas em material sintético são as Propulsion Cup 21 ou as Supercopa 22.

 4. Não esquecer o design

O design das chuteiras é tão importante como a tecnologia. Há jogadores que preferem as chuteiras clássicas, de pele mais flexíveis e respiráveis, como as Top Flex 22 ou as Mundial 22. Outros preferem designs revolucionários sem costuras, mais dinâmicos, como as Propulsion 22, as Propulsion Cup 22 ou as Supercopa 22.