García Bragado recebeu uma homenagem do mundo do desporto

García Bragado recebeu uma homenagem do mundo do desporto

O atleta que disputou o maior número de Jogos Olímpicos da história foi homenageado por instituições, patrocinadores e familiares em reconhecimento de uma carreira profissional ímpar. 

 

Quando Jesús Ángel García Bragado completou a caminhada de 50 km dos Jogos Olímpicos de Tóquio, encerrou sua carreira profissional e a sua oitava participação numa prova Olimpíca. Tornando-se numa lenda olímpica. Nenhum atleta na história do desporto pode dizer o mesmo. 

 

O registo da história mereceu um reconhecimento que teve lugar na sede do Comité Olímpico Espanhol, em que participaram instituições desportivas como a Real Federação Espanhola de Atletismo e o próprio COE, Joma, marca patrocinadora do atleta; a sua família, a sua esposa Montse, entre amigos que influenciaram a sua carreira e outros atletas como Ruth Beitia. 

 

Nesta  homenagem , Chuso, muito emocionado, colheu os frutos de mais de 40 anos de carreira. Estreou-se nos Jogos de Barcelona 92 e, desde então, não perdeu nenhum: Atlanta, Sydney, Atenas, Pequim, Londres, Rio de Janeiro e finalmente Tóquio.

 

Na homenagem foi exibido um documentário que faz uma retrospectiva da sua trajetória, no qual participaram os seus pais e a sua esposa, entre outros. 

 

A marca desportiva Joma foi a principal impulsionadora desta homenagem. García-Bragado e a Joma estiveram unidos em várias etapas ao longo da carreira do Marchante espanhol, aliás, os seus ténis fazem parte do museu da marca junto com os de outras figuras históricas do desporto como o jogador de futebol Alfonso Pérez. Chuso fez a sua última corrida da sua etapa profissional com as sapatilhas R.5000 da Joma.