Como escolher um fato de treino escolar adequado para os mais pequenos

Niños y niñas vistiendo chándal escolar de Joma en el patio del colegio.

Como escolher um fato de treino escolar adequado para os mais pequenos

Deixamos-lhe alguns conselhos para escolher o fato de treino escolar perfeito para a escola.

Com o regresso à escola volta o dilema sobre como comprar o melhor material escolar para as crianças: o fato de treino escolar, os ténis, a mochila, o estojo, a agenda… E um sem fim de complementos necessários para estar tudo preparado antes da nova aventura.

Concretamente, o fato de treino é uma peça-chave na lista de compras dos pais. Eles sabem que os filhos se querem vestir de forma confortável para se moverem com total liberdade no recreio, nas aulas de educação física ou em qualquer atividade desportiva no colégio. De facto, a maioria das crianças não passa o dia sentada na sala de aula e está em atividade: correm, saltam, brincam no recreio, etc. Como tal, além de confortáveis, necessitam de roupa resistente e fácil de manter.

Perante tantas dúvidas, na Joma temos as respostas. Vamos dar-lhe alguns conselhos sobre como escolher o fato de treino escolar adequado para o colégio. Além disso, tornamos a tarefa fácil, uma vez que os nossos fatos de treino reúnem todas as caraterísticas indispensáveis para ser o melhor. Basta que tenha os seguintes aspetos em consideração:

1. Primeiro: saber para que vai ser usado

O primeiro ponto fundamental a considerar é o uso que será dado ao fato de treino escolar. De acordo com isto, poderá escolher-se umas ou outras caraterísticas. Por exemplo, se quiser um fato de treino para educação física, o ideal é que tenha uma sweatshirt com fecho de correr. Durante a prática de exercício, as crianças movem-se muito e transpiram, pelo que o casaco deve poder ser aberto ou despido quando faz demasiado calor. Este tipo de sweatshirt é muito mais manobrável para praticar desporto, uma vez que ao despir e vestir-se com rapidez evitam que as crianças arrefeçam quando termina a atividade. Na Joma, todos os fatos de treino para menino e menina em idade de escola primária incluem casaco com fecho de correr.

2. Qual a época do ano em que o fato de treino escolar será usado?

Como é óbvio, não vestimos o mesmo na primavera ou outono e no inverno. Os fatos de treino de felpa integram tecido polar no interior e são pensados para o frio. Por exemplo, o fato de treino unissexo Park ou o Stripe incluem este tipo de tecido no interior.

Menina vestindo o fato de treino Stripe da Joma sentada num tobogan.
Comprar um fato de treino escolar Stripe Joma.

Os mais friorentos não irão sofrer se os utilizarem no dia a dia. Poderão ir quentinhos para a escola, com o conforto e a suavidade destes tecidos.

3. Que seja o mais respirável possível

Como já indicámos acima, os pequenos são irrequietos por natureza e transpiram. Por este motivo, seria um erro não escolher roupas respiráveis que evitem a humidade e o arrefecimento. Existem vários tipos de tecidos com os quais se pode fabricar um fato de treino escolar. Dependendo do tecido de confeção, este será mais ou menos respirável. Por exemplo, um fato de treino de algodão Lion deixará sempre o suor desaparecer mais rapidamente do que um de poliéster.

Menino com um fato de treino Lion da Joma a subir um balouço.
Comprarum fato de treino escolar Lion Joma.

Não obstante, propomos-lhe um truque. Pode comprar um fato de treino escolar de poliéster sem qualquer preocupação. Basta que vista por baixo uma camisola de algodão para melhorar a respirabilidade. Assim é simples.

4. Não esqueça a resistência e a facilidade de manutenção

As crianças tropeçam, caem, saltam, correm, jogam, sujam-se… e o ano escolar é longo. Comprar um fato de treino resistente evitará que alguns meses após o arranque das aulas tenha de procurar um novo. Para tal, pode recorrer a peças com um reforço em zonas estratégicas, mais propensas a fricções e rasgões. Por exemplo, nos joelhos, como as calças do fato de treino Lion ou nos cotovelos. Se incluírem este plus, a vida útil do conjunto será prolongada consideravelmente.

Menino com calças escolares Lion da Joma no recreio do colégio.
Comprar calças de fato de treino Lion Joma.

Concretamente, as calças podem desgastar-se rapidamente e mancham-se mais do que as sweatshirts. Para o dissimular, aconselha-se que seja de cor escura. Poupará água escondendo as manchas permanentes nas cores escuras.

5. Que fazer se não param de crescer?

Lembre-se de que estão a crescer! Para garantir que a roupa escolar não fica pequena durante o ano letivo, compre um tamanho acima. As calças com tornozelo justo ou outro tipo de elástico na bainha adaptam-se melhor e evitam que sejam pisadas provocando quedas. Na Joma, temos o fato de treino escolar unissexo Part, Stripe ou Park.

Menino com um fato de treino Part da Joma no recreio do colégio.
Comprar um fato de treino escolar Part Joma.

Além de que o tamanho mais folgado oferece liberdade de movimentos.

6. Lembre-se de que pode personalizar o fato de treino escolar dos seus filhos

Por vezes é complicado escolher entre um ou outro fato de treino quando os conjuntos já estão feitos. É possível que a combinação de cores, algum detalhe do estampado ou uma caraterística técnica não convença pais ou filhos. Perante esta situação, pode criar o seu fato de treino perfeito juntando um casaco e umas calças que se adaptem melhor às suas necessidades. Deixamos-lhe algumas ideias da nossa coleção:

Camisolas com ou sem capuz. Estas camisolas com capuz, a Lion unissexo ou o modelo Park são duas opções muito confortáveis e muito quentes para o inverno. Se preferir sem capuz, pode ver os modelos Symi e Lion.

Menina com uma camisola Lion da Joma num parque.
Comprar camisola Lion Joma.

Camisolas lisas ou estampadas. Na Joma, temos todo um conjunto de cores e estampados para responder aos gostos de cada um. Por exemplo, a camisola Lion é básica e lisa, enquanto a Hanna se destaca com o seu alegre estampado.

Calças ou leggings. Dependendo da temperatura e do tipo de exercício que os mais pequenos pratiquem, podem complementar o fato de treino personalizado com umas calças de treino, como as Lion ou como umas leggings, como as Ascona.

Menina com leggings Ascona da Joma sentada numas grades.
Comprar leggings Ascona Joma.

Mesmo o seu filho ou filha mais difícil de vestir pode ter várias peças para conjugar como preferir. A roupa desportiva é muito prática e versátil. Qualquer conjunto que crie é ótimo!

Em qualquer caso, incluímos opções suficientes para que decida qual é o fato de treino escolar perfeito sem a menor dificuldade. Haverá sempre uma peça na coleção da Joma que se adapte àquilo que o seu filho ou filha necessita. Lembre-se de que pode complementar o look para a escola com uns bons ténis e uma mochila.

Leia aqui mais conselhos sobre como escolher os melhores ténis escolares e mochilas.

Em colaboração com a International School San Patricio Toledo.