6 Dicas para escolher a mochila escolar perfeita

Mochilas escolares de Joma en el patio del colegio.

6 Dicas para escolher a mochila escolar perfeita

A Joma, dá-lhe 6 conselhos para escolher a mochila escolar perfeita para o regresso às aulas.

Na hora de escolher a mochila escolar ideal para o regresso às aulas, são inúmeros os modelos disponíveis: maiores, mais pequenos, quadrados, arredondados, com mais ou menos bolsos… No entanto, muitos pais têm dúvidas sobre como escolher aquele que melhor se adapta às necessidades dos mais pequenos. Tenha em mente que os acompanhará durante o ano letivo e que transportarão todo o material escolar: livros, cadernos, estojos, agenda… e até o portátil ou o tablet.

Na Joma vamos dar-lhe os melhores conselhos para que os meninos e as meninas se sintam o mais confortáveis possível transportando uma mochila versátil para a escola. Com estas dicas, as suas dúvidas sobre onde comprar, qual é a que melhor se adapta às necessidades deles ou com qual se sentirão mais à vontade, acabaram. A vasta coleção de mochilas para o regresso às aulas da Joma apresenta modelos para todos os gostos e necessidades. Para encontrar o seu, basta ler estas 6 dicas:

1. Cuidado com o tamanho e o peso da sua mochila escolar

O primeiro fator a considerar é o tamanho da mochila. As crianças têm de carregar peso todos os dias quando vão e voltam da escola. Essa é a razão pela qual o tamanho tem de estar de acordo com a sua anatomia. As mochilas mais pequenas são indicadas para alunos do infantário e para os primeiros anos do ensino primário, enquanto as maiores foram projetadas para o final da primária e para o secundário. Regra geral, é importante que não ultrapasse 5 centímetros abaixo da cintura, nem a altura dos ombros.

Na Joma, temos mochilas que cumprem estes requisitos. Por exemplo, o modelo Friendly não ultrapassa os 30 cm de altura, tornando-o ideal para os mais pequenos. Outros modelos maiores, como o Beta medem 42 cm de altura, ideal para crianças maiores na escola.

Menino levando uma mochila escolar Friendly da Joma.
Comprar mochila escolar Friendly Joma

Mochila escolar Beta da Joma encostada a uma baliza.
Comprar mochila escolar Beta Joma

Além disso, deve haver concordância com o peso. A Organização Mundial da Saúde desaconselha que as crianças transportem mais de 10% do seu peso corporal na mochila. O excesso de peso pode acarretar problemas nas costas. É melhor carregar apenas livros e/ou cadernos que vão ser utilizados no próprio dia.

2. Importante: possuir vários bolsos

Quanto mais bolsos, mais o peso será distribuído e menos danos causarão nas costas. Por isso, na Joma levamos muito a sério a necessidade de ter tudo bem organizado. Numa mochila, as crianças terão de carregar tudo, desde o material escolar até à garrafa de água, o lanche ou até aparelhos eletrónicos. Isso significa adicionar mais peso. Por isso, as mochilas escolares Joma têm uma infinidade de bolsos: a rede para a garrafa de água (modelo Beta), com fecho de correr (modelo Worldwide), interiores, especiais…

Mochila escolar Beta da Joma pendurado numa baliza.
Comprar mochila escolar Beta Joma

Nas últimas coleções, adicionámos um compartimento extra reforçado para guardar o computador ou o tablet com segurança. Por exemplo, na mochila Lion. Cada vez são mais as escolas totalmente informatizadas e que utilizam as novas tecnologias para ensinar. Agora, transportar o portátil ou o tablet será mais cómodo.

3. Escolher sempre uma mochila com costas reforçadas e alças ajustáveis

Esta parte é fundamental, pois ficará em contacto direto com os ombros e as costas da criança. Também ajuda na distribuição do peso. As nossas mochilas escolares incorporam reforço nas costas para aumentar o conforto. Da mesma forma, as alças são ajustáveis a cada estatura e acolchoadas. São sempre duas pois evitamos oferecer mochilas de ombro com alça cruzada única, por não as considerarmos adequadas para a escola.

4. Lavável para melhor manutenção

Outro aspeto que preocupa os pais é a manutenção. As crianças deixam a mochila no chão da sala de aula, do recreio, caem, roçam… e, consequentemente, deixam-na cheia de nódoas. Portanto, se for lavável como as da Joma, isso não é preocupação. A nossa recomendação é a lavagem abaixo de 30ºC e deixar secar ao ar.

5. Quanto mais resistente for, mais durará

Em relação ao conselho anterior, a resistência é mais uma caraterística a ter em conta na hora de procurar a mochila ideal. Embora possamos lavá-la, é essencial que não se rompa com facilidade. Os materiais com os quais se fabrica devem ser capazes de se moldar a qualquer situação. Para esta necessidade, encontrámos a tecnologia mais adequada. Adicionámos à nossa mochila Moving Joma World o tecido ripstop resistente a rasgões, leve e impermeável. É um material composto por fios de alta resistência, projetados para aumentar a durabilidade do produto.

Mochila escolar Moving da Joma encostada no campo de jogos do recreio de uma escola.
Comprar mochila escolar Moving Joma World

6. Uma mochila escolar com um design apelativo

Pode parecer óbvio, mas nenhuma das opções acima faz sentido se a mochila não for do agrado da criança. As crianças são inquietas por natureza, e isso também acontece com os seus gostos. Portanto, se o design não os satisfizer ou se os cansar, pedirão outra. Para evitar esse problema, a Joma tem mochilas com designs simples, com estampados ou cores, levando sempre em conta as tendências da estação.

Mochilas escolares Joma encostadas a uma coluna no recreio da escola.
Comprar mochilas escolares Joma

Este tipo de mochilas tem a vantagem de poder ser personalizada com autocolantes, emblemas ou adesivos. Nós damos o modelo, mas as crianças dão-lhe o toque especial.

Haverá sempre uma mochila Joma segura e confortável que corresponda ao desejo do seu pequeno. Seguindo os nossos conselhos, nunca mais se verá diante de uma indecisão. O seu filho voltará às aulas com a mochila mais top de todas.

Para mais dicas de regresso às aulas, descubra como escolher os melhores sapatos escolares e fatos de treino.

Em cooperação com a International School San Patricio Toledo.